Pages

Thursday, April 23, 2009

23 de Abril - Dia Mundial do Livro


"Casa sem livros, corpo sem alma."



"Hoje dia 23 de Abril é o dia Mundial do Livro. Como não podia deixar de ser tinha que escrever um post sobre algo que faz tanto parte da minha vida. Desde muito pequena que tenho uma relação especial com os livros. Já perdi a conta dos livros que li em 33 anos de vida. Para mim um livro, é uma parte de mim, é algo que me completa, que me faz sentir em paz comigo mesma. Gosto de livros com muitas páginas, daqueles que eu sei que posso usufruir da sua companhia mais tempo. Fico sempre com uma sensação de tristeza quando um livro chega ao fim.

Quando era mais nova, e não tinha muitas posses para comprar livros pedia emprestado a pessoas amigas. Ou então aproveitava a passagem da Biblioteca Itenerante na minha freguesia uma vez por mês e lá ia eu toda contente buscar livrinhos para ler...

Agora que sou mais velha, já tenho meu próprio dinheirinho, devo confessar que comprar livros é um dos meus grandes vicios. Gosto de ler todos os dias, nem que seja apenas dez minutos, para mim já é suficiente para alegrar meu dia.

Gostaria que estas novas gerações que estão a crescer agora pudessem partilhar esta paixão, se bem que penso que é tudo uma questão de vontade. Na minha familia não havia muito o hábito de ler, meu pai raramente lia, minha mãe infelizmente não lia por causa de problemas de visão. Mas a paixão pelos livros eu sei que vem dela. Sempre nos incentivou a ler. Minha mãe ás vezes brinca comigo e diz me:
"Não sei como consegues viver com essas personagens todas na tua cabeça...";

"Nunca te cansas de ler?"

Não mãezinha não canso. E não te preocupes todas estas personagens, histórias têm o seu lugarzinho dentro de mim. Fazem parte de mim. Se sou como sou, se penso como penso em grande parte o devo aos livros que me fizeram crescer enquanto pessoa.

Não pensem que era uma criança que vivia enfiada com a cabeça entre os livros. Não era não. Apesar de adorar ler, sempre fiz outras coisas, sempre brinquei, sempre tive meus amigos. Mas os livros, esses eram os meus amigos especiais que me faziam e fazem companhia quando os outros não estão por perto, é uma forma de estar sózinha sem realmente o estar...

O sonho da minha vida é ter uma livraria minha. Pode parecer-vos esquisito mas eu me sentiria muito mais realizada profissionalmente se pudesse trocar a informática pelos livros (livraria, biblioteca)... fico um pouco desanimada quando por vezes me deparo com o atendimento em certas livrarias que as pessoas nada entendem de livros, não era muito melhor quem trabalhasse nesses sitios realmente tivesse paixão pelo que faz? Seria bom para o cliente, seria bom para a própria pessoa, e acreditem seria melhor ainda pelo próprio negócio. Nada como termos alguém a nos aconselhar que entende realmente a essência de um bom livro, do enorme prazer que ele pode proporcioar ás almas solitárias deste mundo....

Bem vou parar por aqui, senão nunca mais me calo, pois este é um tema que adoro. Não vos quero maçar... bela"

6 comments:

Anne said...

partilho por completo da tua opinião... :)

diz q disse said...

Já tou maçado :p lol

Devemos encontrar sempre algo q nos preencha, se essa coisa for um livro... tanto melhor, pois este pode oferecer vivências várias, ensinar-nos algo,normalmente trazem-nos riqueza interior, para além da cultura q se adquire fazem-nos bem bem ao corpo e á alma, sao uma bela terapia :)

Bjs

happiness...moreorless said...

É bom existirem pessoas que pensam como tu =)
E se gostas de ler, passa pelo meu blog e vê uma das iniciativas do dia do livro.

beijinhos =)

Moni said...

confesso q eu gostaria de ler mais... rss.. beijos

No meu mundo mágico said...

Completamente de acordo! desde o
2º ano que leio! Adoro, mesmo! em casa ninguém percebe esta minha paixão, a minha mãe está sempre a dizer: " Não sei como tens paciência para ler" para ela esse tempo devia ser gasto com um paninho na mão a fazer que se limpa! lol

Também sonho com uma livraria/biblioteca mas não só, teria salão de chá! Só de pensar nisso fico cheia de ideias! eh eh eh!

beijinhos

lyani said...

Belíssimo post para esse dia. É um tema muito querido meu também, acho que já deu pra perceber...rs... pena que não tenho tido tempo suficiente para discorrê-lo e nem para visitar os queridos colegas blogueiros. Peço desculpas pelo sumiço.
Bjos,
Ly