Pages

Monday, April 20, 2009

Companhia


"Não procures companhia em cinco tipos de homens, isto é:

Um homem falso que te engana como um ilusionista;

Um tonto que não pode te trazer benefício (ainda que tentasse fazê-lo te faria mal com sua estupidez);

Um miserável que quando mais necessitas de ajuda, se afasta de ti;

Um covarde que te deixará quando estejas em perigo;

Um malvado pecador que te venderá por um pedaço de pão."



in livro Ensenanzas Sufis ( Al Ghazali)

"Ao longo da nossa vida acabamos nos cruzando com estes tipos e eventualmente outros tipos que não são aqui mencionados. Apesar de não gostar de generalizar (sim porque acredito que haja excepções simplesmente não as tenho encontrado) infelizmente eles (elas) existem. As pessoas são cada vez mais falsas, egoístas. Acho que a cada dia que passa me desiludo mais. Recentemente então ou abri os olhos de uma vez, ou não sei que se passa comigo, pois tenho me encontrado a ver "realmente o interior" das pessoas e não estou a gostar do que vejo. Pessoas invejosas que impõem seus quereres sobre os outros, sem pingo de humildade que gostam de "tentar pisar" os outros... pessoas más... como é possível ser-se mau? Tão triste quando o coração das pessoas em vez de carinho, amor, sente rancor. Mas que adianta sentir rancor? Não será uma forma de ainda tornar mais triste, mais solitária suas vidas? Um olhar desprovido de qualquer alegria, de emoção, não é um olhar que nos faça sentir como que envoltos num abraço. E eu gosto de olhares que me querem dizer algo, gosto de sorrisos rasgados, sinceros... e sei que os há... pois conheço alguns.... bela"


7 comments:

Ivan Mota said...

É como eu lhe costumo chamar: a lei do mais forte. Perderam-se certos gestos, hábitos, rotinas.. é cada um por si. Isto acaba por degenerar em situações dessas que enumeraste. As excepções .. são para agarrar.

Monique Frebell said...

Pessoas desprovidas de sentimento sempre vai existir, mas ainda há aquelas que nos mantém crentes na vida e no amor, são justamente essas que nos ensinam, ao contrário, revelar-se num sorriso, num olhar, num beijo, num abraço... E isso faz toda diferença!

Bjo Bela!

Evinha said...

..eu também gosto de olhares especiais e sorrisos sinceros ..pq tb já os vi.. e quem um dia já sentiu um olhar ou um sorriso desses de alguém ..nunca mais se contenta com menos que isso;) ..
Gostei mesmo do teu blogue;)! ..parabéns;*!

diz q disse said...

Hoje estás dura ;) mas é verdade, cada vez mais as pessoas estão viradas para si e para o seu único bem estar. Já é dificil encontrar a entrega total, o respeito, a dedicação e a coragem de se assummir os sentimentos......

Vou acabar citando as palavras do Ivan q concordo completamente, como tal, também digo:
"As excepções .. são para agarrar"

Bjs

Poetic GIRL - BELA said...

Oh não estou nada dura... infelizmente á a realidade que nos rodeia.... e sim podes crer que agarro todas as excepções... sei reconhecer "uma boa alma"... beijinhos
P.S. Não devias estar a estudar?

diz q disse said...

Devia :) mas não resisti... e tive de passar por aqui....

;)

Beijo

Taiyo Omura said...

às vezes
a trança das palavras
entra-nos em transe

e volvemos crianças
de pernas pro ar

obrigado pelas palavras
e pelo que não está nelas