Pages

Thursday, July 9, 2009

2504 páginas depois....


"Em apenas três semanas devorei 2504 páginas repletas de romance, mistério, aventura, paixão. E agora estou assim como que a sentir me sozinha. Habituei me de tal forma a estas personagens que a sensação que se apodera de mim agora é de uma certa tristeza por ter terminado. Tenho noção que não apenas li os livros, eu literalmente devorei-os. Tenho presente em minha memória cada virar de página, cada capítulo terminado. É como se se tratasse de um amigo que fui conhecendo a cada palavra que penetrava minha mente. No geral posso dizer que gostei, gostei do tema, gostei das personagens, gostei do romance, gostei dos cenários descritos. No entanto não posso deixar de dizer que estava á espera de mais um pouco de acção. Achei que principalmente no último livro que me fazia prever uma reviravolta nos acontecimentos, tal não sucedeu. Esperava que o terminar da Saga fosse realmente mais excitante, fizesse o leitor vibrar com o medo de as personagens não terem o final que tanto desejávamos. Não me compete criticar a escritora, pois acredito que não é nada fácil escrever uma história tão completa, tão cheia de personagens tão psicologicamente cativantes. Admiro a sua imaginação, a sua coragem. Escrever um livro por si só não é fácil quanto mais escrever uma saga como esta. Minha imaginação não deixa de ela mesma inventar um sem número de situações e peripécias para estas mesmas personagens. Teria eu escrito algumas passagens de forma diferente? Certamente que sim. Mas quanto a isso é inevitável qualquer um de nós seria capaz de agarrar qualquer capítulo e molda-lo de forma diferente. A meu ver o que caracteriza o sucesso de uma saga como esta é sem dúvida a forma que a escritora nos faz " apaixonar" por cada um dos personagens. Eles são nos apresentados de tal forma, que ficamos a conhecer cada característica da sua personalidade. Em cada um deles, vemos um bocadinho de nós próprios. A personalidade forte da Bella, as brincadeiras do Jacob, o cavalheirismo do Edward, a euforia da Alice, a mágoa de Rosalie... sentimentos tão humanos que habitam em corpos vampirescos, uma dualidade da realidade. Onde a fantasia se mistura com o que é real. Onde chegamos a um ponto em que nem nós próprios sabemos distinguir o que é real, do que é irreal. Neste momento se qualquer um de nós fosse apresentado a um ser sobre natural certamente que os veríamos de uma forma diferente. É isto que os livros nos fazem, fazem-nos sonhar, fazem-nos compreender sentimentos, fazem -nos esquecer a realidade que por vezes nos rodeia. Choramos, rimos, sonhamos com eles. E quando terminam, deixam-nos este sabor amargo na boca. Mas fica sempre algo deles em nós, e um dia, um dia daremos por nós a relembrar frases, a relembrar momentos que se tornaram tão especiais. É isto que os livros nos fazem. Enriquecem-nos. Educam-nos. "

Bela

8 comments:

S* said...

Sim, enriquecem-nos imenso e fascinam-nos intensamente também...

A miúda das letras said...

Já ouvi falar muito do filme e do livro mas ainda não tive contacto nem com um nem com outro. Estou curiosa.

Moni said...

vc falou com tanto gosto q eu fiquei até curiosa!!! beijoss tenha um ótimo fds

Poetic GIRL - BELA said...

São muito bons mesmo. Uma história deveras cativante... beijocas a todas

ladybug said...

Como eu te percebo :) Lê o Midnight Sun (podes tirar do site da autora): seria o 5º livro. É o primeiro livro (uma grande dele, pelo menos...) na perspectiva de Edward. Verdadeiramente fascinante!

Cor do Sol said...

Eu estou à espera que alguém que eu conheça os compre e me empreste. Estou em contenção de despesas :P

SmilE XD said...

Também DEVOREI todos os livros desta saga !
E nunca achei que ia gostar tanto... Até já reli os livros porque não consigo parar, parece que fico com um certo "vazio" em mim !

Enfim :S

Tou com imensas expectativas em relação aos próximos filmes desta saga !

BeijinhoO

Anne said...

http://essence-of-self.blogspot.com/2009/08/in-search-of.html

ainda bem que não fui a única a sentir-me assim. é tão estranho.
já li os livros há algum tempo (em 3 semanas li-os 3 vezes os 4, tamanho foi o meu vício) mas ainda hoje sonho com eles. tenho uma vontade terrível que fossem reais... :(