Pages

Tuesday, August 4, 2009

Um livro por semana - Da parte da Princesa Morta, Kenizé Mourad


DA PARTE DA PRINCESA MORTA, Kenizé Mourad


Esta história tem início em 1918 na corte do último sultão do Império Otomano.
Selma tem sete anos quando vê desmoronar-se esse Império que fez tremer toda a Europa. Condenada ao exílio, a família imperial instala-se no Líbano. Selma, que perdeu ao mesmo tempo o seu pai e o seu país, crescerá em Beirute e aí encontrará o seu primeiro amor. Mais tarde, aceitará casar com um rajá indiano que nunca vira. Levada para a Índia, conhecerá o fausto dos marajás, os últimos dias do império Britânico e a luta pela independência travada por Gandhi. Mas lá, como no Líbano, será sempre "a estrangeira". Rejeitada pelo povo que começara a amar, foge para Paris, onde encontrará finalmente um verdadeiro amor. A guerra no entanto separa-os, e Selma morrerá na miséria, com 29 anos, depois de ter dado à luz uma filha: precisamente a autora deste livro.


"Um livro magnífico que toca bem fundo nossa alma. A história de uma princesa, uma história de sonhos. Uma princesa criada na riqueza e ostentação da corte otomana. Até ao dia que se vê obrigada a fugir do seu país e deixar toda essa vida para trás. Refugia-se então no Líbano, com sua mãe e um empregado de confiança. Passando a ser educada de forma ocidental, esta princesa delicia-se com os prazeres que a mesma vida lhe proporciona. Até ao dia que sua mãe lhe arranja casamento com com um rajá de Badalpur. A vida de Selma na ìndia passa a ser uma vida de reclusão, pois os direitos das mulheres eram minoritários e para a sua mentalidade a revolta era grande. Quando finalmente engravida convence o marido que era melhor a criança nascer em Paris, pois as condições de se criar uma criança seria bem melhores. Em França Selma vive uma vida de liberdade, uma vida social agitada, com festas e pretendentes sedutores. Até ao dia em que se apaixona por um americano casado que regressa á América com a promessa de a vir buscar. Este romance é narrado pela própria filha de Selma, a autora deste livro. É um romance sedutor que nos faz apaixonar pela vivacidade da Princesa e nos enriquece pelos detalhes culturais e históricos que os envolvem. Sem dúvida uma boa leitura que aconselho."



Fonte: http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=764446&origem=autor&id_autor=673

2 comments:

S* said...

HUm... pela síntese pareceu-me uma obra emocionante. :) E se tem historia e cultura, tanto melhor.

Poetic GIRL - BELA said...

É muito bom mesmo, e o facto de ser uma história verífica ainda a torna mais fascinante. Este livro tem continuação, próxima semana falarei do segundo voluma da história de Selma.... beijinhos