Pages

Wednesday, August 26, 2009

Eu e os Livros


"Quando somos mais novos traçamos sonhos e metas que gostariamos de alcançar. Ao longo da vida porém muitas desses sonhos vão ficando pelo caminho e vão-se traçando novas metas. Sempre me imaginei quando pensava no meu futuro a ter uma profissão que me permitisse estar em contacto diário com livros. Uma livraria. Uma biblioteca. Ser escritora. Ser crítica literária. Tudo sempre se baseava em torno dos livros. Acabei tomando um rumo diferente muito devido ás circunstâncias da vida que por vezes se torna madrasta para nós e nos rouba os sonhos que temos de mais precioso. Não trabalho com livros. Mas a paixão, essa continua cá dentro. Não consigo descrever a sensação quando estou em locais recheados de livros. O cheiro, o ambiente, o tocar nas capas duras, o barulho das folhas a ser folheadas. Uma sensação indescritível. Tenho este sonho, este sonho de ter um espaço só meu, onde poderei escolher as obras, conversar sobre elas, partilhar com quem esteja interessado a me ouvir o que cada livro, cada página lida me proporciona. Este sonho, não passa mesmo de um sonho. Mas é um sonho tão querido, que o alimento dentro de mim com muito carinho, vou enriquecendo-o a cada dia que passa, a cada voltar de página me sinto mais culta, mais me descubro a mim própria. Se me fosse dado a escolher o que gostaria de estar a fazer amanhã seria com certeza estar em contacto com este mundo tão absorvente mas de forma permanente. Se pudesse largava tudo para perseguir este sonho, esta vontade de agarrar meu futuro e o mudar. Mas parece que há sempre algo que me impede, quer seja porque outras metas se atravessam pela frente, quer seja porque simplesmente me vou acomodando. Um dia terei mesmo que escolher, entre viver num mundo pelo qual não sinto a paixão que devia, mas que me dá segurança, ou perseguir esta minha paixão e me atirar de cabeça. Um dia... talvez esse dia esteja cada vez mais próximo, quem sabe?"

4 comments:

Valquíria Vasconcelos said...

Isto deixou-me a pensar....

besos

Carla said...

Li e voltei a ler a tua escrita, acho que é uma paixão boa de se ter, com a qual aprendemos constantemente coisas novas e da qual não nos fartamos.
Compreendo a dualidade em que te descreves, mas talvez ache que pode não ser necessário optar por escolher...

Gosto muito de ler, assim como gostava de ter mais dinheiro para comprar mais livros, mas enfim...

Boas leituras =P

S* said...

nada de deve impedir de seguir um sonho. Nada é mais importante que os nossos sonhos e ambiçoes. Escolhe - e não hesites em ser feliz.

Gingerbread Girl said...

Como te entendo. Oh como te entendo.
:(



kiss*