Pages

Thursday, September 17, 2009

Diz me o que lês

"Sou muito observadora. Gosto de estar do lado de fora a observar as pessoas, as suas atitudes, a sua maneira de estar. Nestas minhas férias constatei um facto deveras interessante, nós portugueses somos muito barulhentos. Observando os estrangeiros com que me cruzei nas férias reparei que as suas atitudes e maneiras de estar são bem diferentes das nossas.  Outra constatação é os hábitos de leitura. Tanto na praia como na piscina eles cultivam hábitos de leitura bem mais variados que os que constatei os portugueses com certeza terão. Era raro o estrangeiro que não estivesse deitado ao sol sempre acompanhado de um livro, os portugueses também lêem, mas poucos foram os que vi com livros. Por norma o material de leitura escolhido era sempre o jornal ou alguma revista da moda. É engraçado pensar nestes hábitos de leituras, em culturas diferentes. Se bem que ultimamente penso que as estatísticas de leitura no nosso país subiram consideravalmente mas ainda não atingimos os níveis pretendidos. Sei que não se deve essencialmente a que as pessoas não gostem de ler, mas sim porque no nosso país infelizmente os livros são muito caros. E são um prazer a maior parte das vezes proibido porque há outras prioridades. Mas convém realçar que existem muitas outras formas de se ler, sem ter que se gastar dinheiro. Estou me a referir a redes como o bookcrossing por exemplo ou então recorrerem ao empréstimo de livros por exemplo com amigos ou conhecidos. Eu e a minha amiga Tânia temos uma relação dessas, trocamos livros. É uma forma de estarmos sempre em constante actualização sem ter que gastar dinheiro. Foi um passatempo engraçado nas férias, olhar á minha volta, e ver o que as pessoas liam. Espreitava sempre os títulos, se já teria ou não lido. Se seria bom. Diz o ditado "Diz me com quem andas dir-te-ei quem és" eu atreverme-ia a dizer que no meu caso seria mais "Diz me o que me lês e dirte-te-ei o que acho".... E voçês o que andam a ler?"

5 comments:

Anne said...

neste momento estou a ler outra vez a saga luz e escuridão. estou viciada :) mas ando com vontade de ler outra vez o viagem ao mundo da droga. beijinhos.

Anamar said...

Olá olá!

Bem, eu sou uma adicta à leitura... e, como os livros são caros, acabo muitas vezes por abdicar de uma camisola fashion pelo livro que ocupará posição na mesinha de cabeceira!
O livro que tenho de momento é "O ano tem 12 homens" de Martina Paura. E o anterior foi "Até que ele nos separe"...

Enfim, grandes leituras e grandes histórias nestes últimos tempos!Acredito que ambos reflictam um pouco da minha vida ultimamente, ou perspectiva dela!

Bjs

Olhos Dourados said...

Pronto, apanhaste-me. Desde que acabei a série Twilight, não tenho lido nada!

Poetic GIRL - BELA said...

Anne, Olhos Dourados; Pois a Saga Twilight consegue ser mesmo viciante... a história está muito bem organizada e não deve ter sido fácil para a escritora lidar com tantos personagens fantásticos...

Anamar: eu também prefiro abdicar de outras coisas em prol dos livros. Sinto me bem mais satisfeita com uma compra em livros do que em outras coisas mas a verdade é que também não tenho outros vicios por isso, um livro não me dá cabo do orçamento... (compro mtos livros na amazon, em inglês, ficam muito mais em conta) bjs a todas

Carla Sousa said...

Olá
Neste momento baixei o livro 'Andava à procura de um marido encontrei um cachorro', confesso que ainda não comecei a ler, lol.

O anterior que li foi o 'Vendedor de Sonhos, e recomendo.

Já há muito tempo que não compro livros, optei por ler ebooks.

Tenho de admitir que não é a mesma coisa, mas quem não tem cão caça com gato.

Bjs