Pages

Sunday, January 10, 2010

Livros, livros e mais livros


foto que tirei á minha estante, estes são os títulos que estão na minha lista de livros para 2010



"Os meus queridos leitores que passam assiduamente por aqui já conhecem a minha "paixão" por livros. Estes dias estive a organizar os meus livros. O espaço começa a escassear. No ano de 2009 foi a primeira vez que fiz um resgisto de todas as obras que ia lendo. Somou um total de 25 livros. Perdi - me na imensidão de páginas, de personagens que me fizeram companhia, com as quais ri, chorei. Por mais que leia nunca fico saciada. É sempre aquela vontade de ler, ler, sempre mais. Eu sou do género que anda sempre de livro atrás, qualquer momento é desculpa para pegar no meu livro e ler. Sábado de manhã fui á cabeleireira com a minha mãe, se não fosse o meu livrinho que me fez companhia, acreditem que teria morrido de aborrecimento.(sou só eu que acho o tempo passado na cabeleireira um desperdicio? eu só lá vou mesmo de quando em quando, se puder evitar evito, e quando tenho mesmo que ir, tenho que levar companhia claro!).
Dos livros lidos em 2009, cuja lista vos mostro, vou assinalar os que gostei mais. Sei que anda por aí muita gente tão ou mais viciada que eu. Mas acho um vício saudável. Há vicios piores não há? Os livros para além de me proporcionarem imenso prazer, já me aproximaram de pessoas. Conheci pessoas por causa dos livros. Por isso enquanto puder, a minha visão me permitir, irei me deliciar com este prazer, que me deixa imensamente satisfeita. Que me faz companhia quando todas as outras faltam. Tenho muitos amigos reais, que não dispenso a sua companhia, mas o meus amigos livros também fazem parte da minha vida. Bela"

LISTA DOS LIVROS QUE LI EM 2009 (está visível aí do lado direito no Blog)
  • 25) The Girl with the Dragon Tattoo, Stieg Larson (fantástico, recomendo, vou no segundo livro agora, de prender a respiração do principio ao fim)
  • 24) Wuthering Heights, Emily Bronte (um clássico, amores cruzados, toca bem cá no fundo)
  • 23) The Pelican Brief, John Grisham (nunca vi o filme, gostei do livro, um mistério, nada de excepcional)
  • 22) the host, Stephenie Meyer (para mim gostei ainda mais do que a saga dos vampiros, achei a escrita dela bem melhor neste livro, e é incrível a capacidade da escritora para inventar personagens)
  • 21) Purple Hibiscus, Chimimanda Ngozi Adichie (uma história linda sobre uma jovem adolescente que vive á mercê de um pai ditador, recomendo)
  • 20) The Rose Labyrinth, Titania Hardie (um mistério cheio de romance pelo meio, faz-nos acreditar que é possível voltar a amar, recomendo)
  • 19) The Sunflower Forest, Torey Hayden (uma história diferente, como sempre retrata crianças, aliás como Torey Hayden nos habituou, mas este é um bocado diferente, recomendo)
  • 18) The Secret Life of Bees, Sue Monk Kidd (oh, este livro é um miminho, cheio de doçura, aliás como o filme, recomendo ambos)
  • 17) Love Walked In, Marisa de Los Santos (este é de prender a respiração, toca bem cá no fundo. Não recomendo a tradução portuguesa, quem tiver curiosidade e se puder que leia em inglês, em português perde completamente a essência, recomendo)
  • 16) RUN, Ann Patchett (este não é nada de excepcional, a história é boa, mas nada de intigrante)
  • 15) Half of a Yellow Sun, Chimamanda Ngozi Adichie (este sim vale a pena ler, uma bela história, diferente, retrata o povo nigeriano e a sua luta para sair da guerra, recomendo)
  • 14) The Butterfly House, Marcia Preston (mais ou menos, nada de excepcional)
  • 13) Maps for Lost Lovers, Nadeem Aslam (bom enredo, boa história, excelentes personagens, mas um bocado maçador, mas vale a pena ler pela história, recomendo)
  • 12) The Boy in the Stripped Pyjamas, John Boyne (este é de chorar baba e ranho no final, nem me atrevo a ver o filme, recomendo)
  • 11) Breaking Dawn, Stephenie Meyer (bem este nem vou comentar, já sábem a minha opinião, recomendo claro!)
  • 10) Eclipse, Stephenie Meyer (bem este nem vou comentar, já sábem a minha opinião, recomendo claro!)
  • 9) New Moon, Stephanie Meyer (bem este nem vou comentar, já sábem a minha opinião, recomendo claro!)
  • 8) The Thirteenth Tale, Diane Setterfield (este livro é enigmático desde o inicio, uma bela história, recomendo)
  • 7)twilight, Stephanie Meyer (bem este nem vou comentar, já sábem a minha opinião, recomendo claro!)
  • 6) The Winfd-up Bird Chronicle, Haruki Murakami (para quem gosta do género de escrita do Murakami, recomendo)
  • 5) The Evil Seed, Joanne Harris (para quem gosta de história com seres sobre naturais, vampiros e outros do género, muito bom, recomendo)
  • 4) The kite Runner, Khaled Hosseini (uma história de amizade entre dois meninos, lindo, tanto o livro como o filme, recomendo)
  • 3) A thousand Splendid Suns, Khaled Hosseini (a vida de uma menina-mulher no afeganistão e a luta por salvar uma criança, lindo, recomendo)
  • 2) Before I die, Jenny Downham (este faz chorar, que fariamos se soubessemos que íamos morrer? qual as coisas que gostariamos de realizar? recomendo)
  • 1) The Book Thief by Markus Kusak (este foi o primeiro livro do ano e um dos que gostei mais. Seria capaz de roubar um livro? sim eu seria, ela também foi, querem saber mais? leiam o livro, recomendo claro!)
E agora contem-me, já leram algum destes livros? Quais? Contem-me tudo!!!!

9 comments:

Girl in the Clouds said...

Também adoro ler!! Não li nenhum destes, tenho uma lista enorme à minha espera para este ano!! Kiss

Nuno Dias said...

WOW! Adoraria ter esse vício saudável. Mas não tenho muita paciência para ler. 25 livros!? WOW!

lume lento said...

Também vou no segundo do Stieg Larsson. Tem uma escrita brilhante mesmo. :-)

Anjo De Cor said...

Confeso que ultimamente não tenho lido nada.... deveria retomar...
Beijinhos e BOM ANO 2010 ;) com muitas leituras.

Poetic GIRL said...

Girl in the clouds, já deu para ver que partilhas da mesma paixão que eu... bjs

Nuno, devias arranjar paciência. A sério é um mundo à parte! bjs

Cunhadinho, é viciante não é? Fogo nunca pensei. Já estou no terceiro e até tenho pena de chegar ao fim... bjs

Anjo de cor, faz bem ler, se bem que eu também exagero um bocado. beijinhos

Brown Eyes said...

Bela não li nenhum destes. Arranjo sempre que fazer e a leitura fica de lado. Aproveita enquanto podes. Sabes que eu todas as noites lia? Pois, antes de ter o meu filho, há 24 e tal anos que perdi esse vício. Bom mas...foi ocupado por tarefas de dona de casa, depois foi difícil retomar esse hábito.
Beijinhos

cantinhodacasa said...

Não li nenhum destes livros mas a Stephen Meyers já passou pelos meu olhos.
Diga-me, leu-os todos na versão Inglesa?
Gostaria de ler "The Rose Labyrinth".
Eu leio alguns livros, e em 2009 copmprei vários, mas nenhum destes que enumerou.


Grande leitora!
Beijinho

Poetic GIRL said...

Brown eyes: Eu tenho esse hábito desde muito novinha, claro que há fases que leio mais outra menos. Mas geralmente leio todos os dias....

Cantinho da casa: Sim li todos esses livros em inglês. Aliás já há algum tempo que não leio em português. É uma questão de hábito, mas principalmente porque os livros são mais baratos... Vais gostar do The Rose Labyrinth, é surpreendente!

Anonymous said...

Ola Bela, eu já tinha visto a tua listinha à algum tempo atrás, já conhecia a tua paixão pelos livros, mas quando vi que num ano tinhas lido 25 livros em ingles fiquei de boca aberta e dei . pequeno sorriso. Eu gosto de ler, leio geralmente nas férias de verão, gosto de uma boa historia de amor e de livros tipo Codigo.da vinci.

Beijinhos

Pedro Ferreira.