Pages

Tuesday, March 30, 2010

Alice e a Matemática



"Lewis Carrol é o pseudónimo sob o qual Charles Dogson, um professor de Matemática de Oxford escreveu os seus contos, nomeadamente o tão conhecido "ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS". O que muitos de nós desconhecemos é que os seus contos são baseados em fórmulas matemáticas, aliás citando várias ao longo das obras. Alice é muito mais que um conto, é um desafio à mente humana. Provavelmente devemos nos abstrair de toda a fama que ronda o filme e dar algum crédito à obra escrita, que em níveis de pormenores será bem mais rica que o visual. Para quem ficou interessado em saber um pouco mais sobre a matemática escondida na história de Alice podem ler aqui as crónicas de Nuno Crato." Bela

11 comments:

izzie said...

A cidade de Oxford é tão bonita graças a este imaginário... :)

Beijinho,

Girl in the Clouds said...

Fiquei curiosa, tenho que reler o livro!! Que adorei, quando li, mas já não me lembro de muita coisa...

Brown Eyes said...

Matemática? As coisas que desconhecemos. Vou já ver o que se passa. Beijinhos

Emma Bovary said...

Por acaso não sabia. Mas sim, o livro é muito mais rico que qualquer filme que se possa fazer...

Libelinha☆ said...

Não fazia a mínima ideia... E gostei de saber!...

Beijinhos ;P

Natália Augusto said...

Pois é, as adaptações de obras para cinema são sempre inferiores aos livros. Não quer dizer que não goste de cinema, mas prefiro sempre os livros. Só depois vejo o filme.
A explicação matemática do livro é deveras interessante e aposto que desconhecida da maioria dos leitores.

:))

Poetic GIRL said...

Izzie: Gostava de visitar Oxford. Quando estive em Inglaterra não fui, vamos ver se é desta. bjs

Girl in the clouds: Também está nos meus planos reler este livro.bjs

Brown Eyes: Sim matemática, quem diria não é? bjs

Emma Bovary: Sem dúvida os livros são muito mais ricos.bjs

Libelinha: Adoro partilhar estas coisas. bjs

Natália: Para mim também era desconhecida. Quando li o livro era muito pequena nem me apercebi de nada, vou reler agora em adulta. bjs

LBJ said...

Muito interessante, sempre me fascinou o "Outro lado do espelho", gostei de ler sobre as possibilidades matemáticas, vais ver que o Tim Burton as escondeu tão bem no filme e da Disney que ainda ninguém as encontrou... I'm late, I'm late...

João Simões said...

desconhecia ....dessa parte matematica!

bom blog! gostei!

Poetic GIRL said...

João: Bem - vindo! A parte da matemática é fantástica! Fiquei mesmo curiosa de reler. bjs

Poetic GIRL said...

LBJ: Eu não dei por elas acredita! Mas gostei de saber disso e fiquei deveras curiosa. Vou reler o livro com toda a certeza... beijinhos (gostei da tua visita)