Pages

Friday, September 24, 2010

Um bom livro


" Inevitavelmente sempre que termino um livro este "vive" dentro de mim por muito tempo. Por vezes atrevo-me eu própria a brincar com o destino das personagens, a arranjar-lhes um outro destino. 
Quando andava no liceu, houve um concurso em que tínhamos que ler um livro e depois continuar a história. Nessa altura ganhei o primeiro prémio, ainda me lembro da felicidade de ir ao palco, receber o prémio, ouvir a minha continuação ser lida em voz alta.
Por isso um livro nunca tem fim, enquanto viver dentro de nós, enquanto recordamos as suas passagens, as suas personagens, enquanto mexerem com as nossas emoções. Bela"

23 comments:

Paula said...

Concordo plenamente contigo... eu até fico triste quando acaba!

Beijocas doces e Parabens!

Vera, a Loira said...

Tens toda a razão, eu muitas vezes fico com essa mesma sensação.

Fatinha said...

Nem mais. Concordo contigo, um livro é mesmo isso. Todas as lembranças de leitura continuam presentes na nossa vida.

A.Menina said...

Eu fico sempre triste quando acabo de ler um livro :( sinto que fiz amizade com as personagens e ve-las partir custa mesmo mto ...

Patty said...

Gosto de ler, imaginar as personagens, os cenários, etc.

Maria said...

É verdade sim. A história prolonga-se no receptor que faz as suas suposições, cria novas personagens, novos enredos.

E isto que dá vida à literatura.
Parabéns pelo teu primeiro prémio.
Isso é motivo de orgulho e de continuidade.
Beijinho

Gi said...

Tenho eu me apegado aos personagens que crio, a dificuldade de me desfazer deles fica evidenciada pelas histórias que não consegui terminar...


beijo, beijo, beijo

Pérola Negra said...

Ler um livro é fascinante por várias razões. Essa, que descreveste tão bem, é uma delas. Talvez por, ao ler, ser fácil imaginar as personagens, os traços da sua cara, a forma como andam, os seus gosto, talvez por ser fácil imaginar os cenários, os cantos da casa, os cheiros da rua, é que depois os livros, apesar das páginas terminarem, não terminam para nós... Eu andei uma fase um pouco mais parada na leitura, mas agora ando outra vez coladinha! E é tãaaaao bom!!!

Deia said...

Ler é um dos meus vícios e tb gosto de imaginar um final diferente para as personagens!

Menos said...

Nem mais! Talvez seja por isso que preciso sempre de algum tempo até pegar num livro novo. Há que deixar as vivências do anterior tomarem o seu lugar na minha memória...
Menos

Petra Pink said...

ohh isso é bem verdade, dou por mim tantas vezes depois de terminar um livro a imaginar a sua continuação!
acredita vive mesmo dentro de nós.

Poetic GIRL said...

Paula: Alguns deixam-nos tristes mesmo... queremos a companhia deles por mais tempo! bjs

Poetic GIRL said...

Vera: Ainda bem que não sou a única, já pensava que seria louca! bjs

Poetic GIRL said...

Fatinha: É mesmo isso, se for um bom livro mesmo nunca nos vamos esquecer dele! bjs

Poetic GIRL said...

A. Menina: Pois custa! E sofre-se não é? bjs

Poetic GIRL said...

Patty: Eu perco-me nesses pormenores todos! bjs

Poetic GIRL said...

Maria: Sinto que quando era mais nova arriscava mais nesse sentido. A idade adulta acaba por nos roubar a ousadia! bjs

Poetic GIRL said...

Gi: As histórias nunca têm fim não é? beijoca

Poetic GIRL said...

Pérola: Eu tenho que ler nem que seja meia dúzia de páginas por dia! beijoca

Poetic GIRL said...

Deia: Eu diria que é um vicio mesmo bom! bjs

Poetic GIRL said...

Menos: Sim gosto de fazer isso também, reflectir sobre o que acabei de ler! bjs

Poetic GIRL said...

Petra: É a forma de vivermos outras vidas não é? bjs

caminhante said...

ler faz parte de mim. todos os meses compro um livro. entro na fnac e deixo o livro escolher-me. sim. o livro é que me escolhe. nunca leio o que me recomendam... só os livros que me escolhem. de todos os tipos literários, ainda não li nenhum que me desiludisse. provavelmente, porque os livros não me podem, jamais, desiludir.

bjinho