Pages

Monday, February 7, 2011

Náufragos

"As águas ondulam fervilhosamente, o pequeno barco luta para manter-se à tona. O vento sopra cada vez mais forte, precipitando-o contra as rochas. O fim parece evidente, a tripulação une-se para salvar-se, todos unidos é mais fácil levar o barco a bom porto. Todos unidos menos a pessoa a  quem confiaram as suas vidas, a quem era suposto liderar a embarcação com mão firme, munido de cordas e forças, o seu Capitão. E a tripulação assiste à impassividade do capitão, olha à sua volta e apenas vê o barco afundar-se cada vez mais. E que pode uma singela tripulação, perante quem detém o poder e a voz superior? Nada a não ser ver-se a ser engolida pela água gélida que os envolve... Bela" 

P.S. Pequena metáfora que ilustra o quanto estamos dependentes de capitães que não sabem como conduzir uma embarcação.


14 comments:

Brown Eyes said...

Bela infelizmente estamos sempre dependentes de um ou vários capitães e quando eles são ou cobardes ou só pensam neles o naufrágio está certo. Esta metáfora é o espelho do nosso país e do nosso dia a dia porque infelizmente disto há aos montes. Beijinhos

lume lento said...

às vezes há que ter atitude de pirata.. mandar o capitão passear na prancha e lançá-lo aos tubarões, fazer mais cara feia do que os outros, agarrar o leme e salvar a embarcação que toda a gente já via desfeita nas pedras ainda antes de lá ter chegado...

Petra Pink said...

Por isso que eu adoro m metáforas, adoro, porque tantas vezes de forma mais doce e floreada, retratam uma realidade que tentamos não ser tão dura.

Martini Bianco said...

Gostei muito, e aplica-se a tantas e tantas outras coisas...

Bjs

A.Menina said...

Deixei um comentário num blog que tb se enquadra perfeitamente bem no teu post, mais vale um bom mandador, do que dois bons fazedores!

Gonçalo said...

Julgo que a tripulação poderia fazer mais do que faz. Continuo a acreditar mais numa mudança de valores humanas para uma mudança de políticas. A mudança está em nós!

Beijinhos***

JoeFather said...

De fato a amiga tem razão: o mundo atual está repleto de capitães que rumam contra precipícios.

Creio que teremos que nos transformar em grandes faroes para iluminar os seus caminhos ou seguir com eles rumo ao fim...

Grande abraço renovado!

Natália Augusto said...

7 estrelas para esta metáfora que retrata com poesia a realidade que vivemos.

Parabéns!

Pérola Negra said...

Há alturas na vida em que não depende de nós o nosso salvamento... Custa mesmo ver uma atitude passiva de quem pode mudar o rumo da situação. Uma grande revolta direia eu! Mas devemos acreditar que, na vida, haverá sempre outras forças que podem ainda mais do que um capitão.
Beijinhos

anf said...

Esta metafora descreve bem a realidade, muitos capitães não estão preparados para todas a adversidades, mas nestes momentos acho que a tripulação deve ajudar o capitão, juntos venceremos,
bjo

pinguim said...

Bela metáfora!

flor de jasmim said...

Sou muito curiosa.
No meu cantinho
vi o teu comentário
também vim olhar
gostei do que vi
acho que vou ficar
consegues atavez
da poesia
uma vida que é
uma realidade.
Beijo
Adélia

Ronilson said...

Na historia as vezes se tem um motin ...

lin said...

pretty good post. I lawful stumbled upon your blog and wanted to command that I get really enjoyed reading your blog posts. Any condition I’ ll be subscribing to your maintain and I hope you despatch again soon christian louboutin fur boots.