Pages

Tuesday, March 1, 2011

Comportamentos

"Choca-me o comportamento dos alunos de hoje em dia dentro de uma sala de aula. E não estou a falar de crianças,  essas ainda podem ser desculpadas pelo seu mau comportamento. Refiro-me sim a homens e mulheres feitos que não têm a mínima noção do que é estarem dentro de uma sala de aula. 
Confesso que me choca, sou do tempo em que o silêncio imperava, em que absorvíamos a matéria, em que muitas vezes nem sequer nos atrevíamos a pestanejar. Agora olho e sou obrigada a conviver com esta falta de respeito e acreditem que é-me deveras difícil suportar. Hoje assisti ao que apelido de uma verdadeira "guerra" dentro de uma sala de aula, conversas paralelas em simultâneo, um total desrespeito pelo docente e pelos colegas que como eu lá estão para aprender. 
Não concebo que se possa ter semelhante impassividade perante actos assim. Recordo que sempre havia nas minhas turmas um elemento mais perturbador, um espécie de "palhaço de serviço" mas agora esse palhaço multiplicou-se em muitos palhaços e acaba por se instalar o caos dentro de uma sala de aulas. E quem sai prejudicado? Eu e os outros como eu que estamos lá com uma finalidade, com uma vontade de nos enriquecermos, nós que estamos a fazer sacríficos que nenhum destes miúdos tem nem ideia. É isto que nos vai salvar da recessão? São eles que vão arregaçar as mangas e levar este país a bom rumo? Tenho as minhas sérias dúvidas.... Bela"

12 comments:

pinguim said...

É infinitamente triste o panorama do ensino em Portugal.
Eu fui professor e se ainda o fosse já tinha sido expulso do ensino, pois não tolerava nem 10% do que se faz hoje em dia, numa sala de aula.

Ivânia Santos (Diamond) said...

Os adultos por vezes conseguem ser realmente piores do que crianças...


Great blog! (:

xoxo,
Ivânia Diamond *

Libelinha☆ said...

Eu já tinha perdido a paciência... Teria pedido "desculpas" ao docente e pedido permissão para dar dois berros!... Se não estão ali para aprender que vão para a esplanada continuar a conversa!... Irra!... Não tenho paciência para esse tipo de comportamentos =|

Beijinhos ;P

anf said...

E se dizes alguma coisa passas a ser a má da fita,
bjo

Daniel said...

Já não há muito que não há respeito na escola, porque os pais mimam as crianças e não lhes dão a educação necessaria. Agora essas crianças mimadas cresceram e frequentam a universidade. O futuro não é animador. Quando formos velhos vamos estar nas mãos destes "profissionais".

Gi said...

Demonstrei minha rebeldia com este tipo de comportamento em uma aula de redação e expressão oral, no segundo semestre. O Professor pediu que escrevessemos um discurso e o meu foi entitulado: "porque não calamos?" Os cinco minutos mais silenciosos da nossa turma... Lavei a alma!

Que bom que recebeu o livro, a notícia boa do dia de hoje!

beijo, beijo, beijo.

Petra Pink said...

Sim e o palhaço de serviço precisa dos 5 minutos de fama e de atenção.
Tantas vezes isso revela as carências dessa gente que só quer é ser vista... Enfim.

Manuela said...

Querida Bela, nem sei o que te diga...
Só é possível existir caos dentro de uma sala de aula, se o docente o permitir! Há alunos difíceis? Há! Mas há sempre de maneiras de lhes dar a volta, a bem ou a mal ;)
Só que os docentes estão cansados de não verem a sua profissão reconhecida, de não terem aumentos há 4/5 anos, de lhes tirarem ainda por cima uma % do ordenado, neste início de ano...

Beijinhos.

taio said...

interesant

palavrasasolta said...

A irreverência desses mal educados só é permitida pelo facto de os próprios professores não se sentirem apoiados minimamente para poderem impor mais respeito nas salas de aulas.
Cada vez mais me sinto ou 8 ou 80. Se estão numa sala de aulas, é para aprender, e aprender - em condições - só se consegue com um minimo de silêncio mas com o máximo do respeito. Se querem desculpa para sairem à noite, então que vão para o café ou para o r*** que os parta, mas deixem estudar quem de facto o quer fazer.
A somar a isto tudo, o facto de muitos meninos/as terem as costas quentes por os papás pagarem as proprinas sem fazerem barulho e sem lhes exigirem o respeito devido aos seus pares.

Brown Eyes said...

Agora todos querem dar nas vistas e essa é a preocupação principal e isso além de indicar gente sem educação indica também gente infeliz. Beijinhos

Maria said...

De há alguns anos a esta data que ouço falar dos comportamentos dfos alunos universitários.
Provavelmente são os que não passam necessidades, os pais dão-lhes tudo o que lhe agrada para "tapar as lacunas" do amor.
Mas felizmente que no meio de muitos, há uma boa percentagem de jovens educados, talentosos, e que podem dar uma lição a estes "palhaços mimados da sociedade". Por que não uma participação à reitoria?
Beijinho